Caasi, um novo conceito de manutenção realmente PREVENTIVA.

Contatos

Rio de Janeiro

caasi@caasi.com.br

(21) 3278-2000 / (21) 2501-3579 / (21) 98193-9464

Notícias

Ar condicionado e alergias respiratórias
O sistema de ar condicionado central contribui para o surgimento ou agravamento de alergias respiratórias. Isso porque o filtro desses aparelhos não está preparado para reter as micropartículas – fungos, bactérias, mofo, ácaros e vírus – causadores do mal. Salas amplas e cheias de gente trabalhando acabam se tornando ambientes insalubres, criando condições ideais para a proliferação das doenças provocadas por esses microorganismos.

 

Funcionamento

O aparelho capta ar e o filtra antes de jogá-lo novamente no ambiente. O resfriamento é feito por serpentinas contendo gás refrigerante ou água gelada. Nesse processo o ar é desumidificado, ou seja, perde umidade.

Em seguida, o ar refrigerado é jogado nos dutos de ventilação por um ventilador centrífugo de alta pressão. O problema, segundo os médicos, é que os dutos de ar jamais são limpos e a sujeira vai se acumulando dentro deles -sistema de ar condicionado central.

Doenças

O ar frio paralisa os cílios (pêlos) que revestem as paredes do sistema respiratório e são encarregados de jogar para fora as impurezas que entram junto com o ar que respiramos. Assim, fungos, mofo, bactérias, vírus e ácaros permanecem no organismo livres para provocar doenças respiratórias de natureza alérgica.

As doenças do aparelho respiratório são sinusite, rinite, otite, amigdalite, faringite, bronquite, pneumonia, asma, gripes e resfriados. Gripes por exemplo, abaixam as defesas e favorecem infecções mais sérias, como pneumonia.

Fonte:

Hospital Santa Lúcia
SHLS Quadra 716, conj. C
70.390-700 Brasília – DF – BR
Tel.: (061) 345-9000

www.santalucia.com.br

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *