Caasi, um novo conceito de manutenção realmente PREVENTIVA.

Contatos

Rio de Janeiro

caasi@caasi.com.br

(21) 3278-2000 / (21) 2501-3579 / (21) 98193-9464

Notícias

REVISTA ÉPOCA – POLUIÇÃO INTERNA.

Revista Época – 25 de Outubro de 1999 – pag. 102 (parte)
Poluição Interna

Pesquisa mostra a má qualidade do ar que se respirem edifícios comerciais de dez cidades brasileiras.

A poluição presente nas ruas das grandes cidades tem um forte competidor dentro dos edifícios. Um estudo realizado por especialistas das universidades de São Paulo, Federal do Rio de Janeiro e Estadual de Campinas concluiu que 60% dos escritórios, Shopping Centers e cinemas de dez capitais pesquisadas tem qualidade de ar inferior a recomendada pela Organização Mundial de Saúde em razão da proliferação de fungos. Pior: parte dos prédios doentes tem ar tão ruim que causam alergias e outros danos a saúde.

Os pesquisadores da Brasindoor – sociedade dedicada ao estudo de ambientes internos – colheram 1.528 amostras de ar no interior dos prédios. Depois verificaram em quais delas havia fungos – o mais comum dos micróbios de escritório. A campeã da sujeira é Brasília.

O vilão em todos os casos é o ar condicionado. “No Brasil, é hábito fazer consertos mecânicos no aparelho, mas nunca a manutenção sanitária”, explica o coordenador da pesquisa, Luíz Fernando de Góes Siqueira, da USP. Por isso, desenvolvem-se grandes colônias de fungos no interior dos aparelhos. Os micróbios acabam se espalhando pelos prédios. “Eles se instalam também em arquivos e carpetes, o que agrava o problema”, diz. Em casos mais raros, podem se multiplicar microorganismos causadores de pneumonia e tuberculose.

A solução para os edifícios doentes é a LIMPEZA PERIÓDICA no sistema de ar. O Centro Empresarial de São Paulo, conjunto de seis prédios onde estão 59 empresas e 15 mil pessoas, mostrou que esse cuidado dá resultado. No começo do ano, um programa de manutenção acabou com as reclamações dos ocupantes e garantiu um selo de qualidade que assegura a pureza doar.

 

* Pesquisa por amostragem de 1.528 pontos.

** Fortaleza, Recife, Vitória, Campinas, Campo Grande, Cuiabá e Porto Alegre.

Fonte: Brasindoor

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *